Entre em contato com nossos assessores e tire suas dúvidas ou nos envie sugestões preenchendo o formulário ao lado. Para um atendimento personalizado via WhatsApp, clique no botão abaixo.
Com o crescente avanço da tecnologia, as tendências de mercado para engenheiros mecânicos estão cada vez mais ligadas com a tecnologia. Com esse avanço, o ato de projetar máquinas cada vez mais sofisticadas se torna uma tarefa mais árdua, devido o aumento da complexibilidade dos projetos.
Esse avanço ainda permitiu o surgimento de novas tecnologias, que são capazes de literalmente mudar o futuro do mundo como um todo. Além do avanço tecnológico, uma pauta que se traz muito nos dias de hoje, é de fazer projetos que estejam de acordo com as ODDs da ONU, ou seja, de acordo com diretrizes ambientais, sociais, entre outras.
Quer saber quais são as tendências de mercado para a engenharia mecânica e quais as vantagens de cada uma dessas tendências? É só ler até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você.
TENDÊNCIAS DE MERCADO PARA ENGENHEIROS MECÂNICOS
Entre as atuais tendências de mercado para um engenheiro mecânico, estão:
- Nanotecnologia
- Energias alternativas
- Automação de sistemas
- Internet das coisas
- Fabricação Aditiva (impressão 3D)
- Inteligência Artificial
- Desenvolvimento de compósitos
Essas são as tendências que têm atraído grande atenção por parte dos engenheiros mecânicos.
NANOTECNOLOGIA
A nanotecnologia é uma das principais tendências para a engenharia mecânica, principalmente por causa da sua vasta aplicação na indústria. Com a nanotecnologia, os cientistas e engenheiros conseguem desenvolver materiais ainda mais úteis e sustentáveis.
Esses materiais podem ser posteriormente utilizados para aprimoração e criação de peças, ferramentas e até mesmo máquinas. Com a nanotecnologia, é possível fazer com que essas criações sejam mais resistentes e também eficientes.
ENERGIAS ALTERNATIVAS
As energias alternativas também estão sendo muito procuradas pelos engenheiros mecânicos. A crescente necessidade por formas de gerar energia de forma sustentável tem se tornado cada vez mais presente no ramo da engenharia. Principalmente visto que no nosso pais, tivemos constantes casos de falta de água, que é um dos principais meios de produção de energia, tornando o estudo de energias alternativas, uma ótima área para se seguir.
A atuação do engenheiro mecânico é essencial para o desenvolvimento de novas fontes de energias renováveis, bem como na manutenção desses sistemas. Algumas das principais energias alternativas que podem servir como foco dos engenheiros mecânicos são: energia eólica e de hidrogênio.
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS
Outra grande tendência na engenharia mecânica é a automação de sistemas. Reduzir o trabalho humano em tarefas repetitivas gera um grande aumento na produtividade e na lucratividade das indústrias.
Apesar deste fato estar acarretando na substituição de diversos funcionários em uma indústria, por máquinas, o mercado tende a seguir dessa forma, visando sempre, lucro e produtividade.
Para desenvolver sistemas autônomos, a atuação de um engenheiro mecânico é essencial, principalmente para produzir sistemas inteligentes.
INTERNET DAS COISAS
Com o crescente interesse na área de moradias inteligentes, a internet das coisas é um dos setores em grande destaque na engenharia mecânica. Em uma moradia inteligente, por exemplo, todos os equipamentos domésticos estão conectados à internet de forma a facilitar a utilização. Cabe ao engenheiro mecânico, realizar parte desta automação.
Com essa necessidade de desenvolver máquinas cada vez mais inteligentes, a atuação dos engenheiros mecânicos se faz totalmente necessária.
FABRICAÇÃO ADITIVA
A fabricação aditiva nada mais é do que a impressão 3D. Com capacidade de grande atuação na indústria, a impressão 3D é um dos grandes destaques na tecnologia.
Com a impressão 3D, fazer prototipagem de peças ou até mesmo de máquinas se torna uma tarefa muito mais simples, tanto para a empresa, quanto para o cliente.
Apesar do custo elevado das impressoras 3D, os objetos impressos têm um custo baixo que permite sua utilização em grande escala na indústria. Porém, o tempo de impressão ainda é um problema para este tipo de fabricação, visto que a maioria das impressoras ainda tem um tempo de impressão elevado.
Além disso, por ser um processo ainda em desenvolvimento, os engenheiros mecânicos podem buscar por soluções e aperfeiçoamentos. Os engenheiros que atuam nessa área podem ajudar a desenvolver ainda mais a tecnologia, para que ela tenha seu custo reduzido e uma maior utilização na indústria.
Uma grande vantagem desde tipo de fabricação aditiva, é que o custo inicial de investimento é baixo, com menos de 5 mil reais, qualquer pessoas consegue fazer um protótipo, claro, que com menos qualidade do que a feita por um engenheiro, e com máquinas mais sofisticadas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A inteligência artificial é com certeza uma das maiores tendências na engenharia mecânica. Com os crescentes desafios para a criação de carros autônomos, e demais veículos sem pilotos, como drones, a atuação do engenheiro mecânico se faz muito presente.
A capacidade de desenvolver uma inteligência artificial à prova de erros é um dos grandes desafios da engenharia moderna e de grande relevância para a indústria.
A utilização da inteligência artificial nos variados ramos da indústria permite que processos sejam realizados de forma mais eficiente e autônoma. Uma das grandes utilizações da inteligência artificial que vemos todos os dias é nos atendimentos virtuais.
Com capacidade de solucionar pequenos problemas, a inteligência artificial é um dos pilares para o desenvolvimento da tecnologia.
Como a inteligência virtual passa por desenvolvimento constante, é essencial a atuação de engenheiros mecânicos especialistas na área.
DESENVOLVIMENTO DE COMPOSITOS
Compósitos são materiais que são misturados para criar um material ainda mais resistente e de maior qualidade. A atuação de um engenheiro mecânico é necessária tanto para o desenvolvimento desses materiais como para dar utilização prática para eles.
Com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade de materiais existentes, grandes exemplos de compósitos são tacos de golfe, fuselagem de aviões e skates.
A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR AS TENDÊNCIAS DE MERCADO
A importância de seguir as tendências de mercado é estar sempre pronto para atender da melhor forma os seus clientes. Além de atender melhor os clientes, você facilita todo o processo de produção na sua empresa o que garante uma maior lucratividade.
Ao utilizar as tendências da engenharia mecânica no seu ambiente de trabalho, você garante produtos mais eficientes, resistentes e inteligentes.
Do ponto de vista empresarial, é essencial seguir essas tendências como forma de manter todo o planejamento da sua empresa em dia. Em tempos onde cada item do estoque muda de preço constantemente, a utilização de sistemas inteligentes se faz cada vez mais necessária.
Além disso, seguir as tendências do mercado permite que seus conhecimentos estejam sempre atualizados, fazendo com que dessa forma o profissional acompanhe a evolução do mercado, caso precise de uma realocação, o profissional estará pronto para atender todas as demandas.
COMO ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO
Acompanhar as tendências do mercado de trabalho pode parecer uma tarefa muito complexa. Mas com um pouco de planejamento, o engenheiro mecânico pode estar sempre ligado a todas as tendências.
Com o avanço da tecnologia, é muito simples ter uma quantidade impressionante de informação bem na ponta dos dedos. Essa informação pode ser de revistas da área ou até mesmo cursos de curta duração para estar sempre antenado nas novidades do mercado.
Agora você já sabe um pouco mais sobre as tendências de mercado para engenheiros mecânicos. Então basta procurar pela sua área de preferência e começar a aprimorar seus conhecimentos.
Outra forma de se manter sempre antenado nos assuntos relacionados a engenharia mecânica, basta acompanhar nosso site e ler nossos mais novos blog posts, onde sempre trazemos novidades.